A Gestão Logística viabiliza uma operacionalidade que favorece a disponibilidade de matérias primas,produtos semiacabados e estoques de produtos acabados (assim como a relação de interface destes e o marketing)no local onde são requisitados na hora certa,do modo certo,à pessoa certa e sobretudo,com excelência de qualidade ao menor custo.
Entende-se que todo gerenciamento logístico sustenta operações que incluem desde projeto,planejamentos estratégicos(Análise SWOT:-Que é a análise do Mercado)Táticos(Análise dos 4P's do Marketing de Produtos ou dos 8S's do Marketing de Serviços) e Operacional(Que representa a Planificação de ações a serem executadas de acordo com o Escopo do Projeto realizado) além da administração de Sistemas, visando o controle do Fluxo de materiais,estoques,distribuições,organizações de PDV's(Pontos de vendas) etc no intuito fundamental de fortalecer a Estratégia Integrada das Unidades de Negócios Empresariais,Institucionais e Públicas.
A logística quando bem gerenciada promove o que denominamos de Competência Logística que representa um desempenho diferenciado no mercado de uso/compra , no segmento eleitoral , na gestão governamental,na gestão de segurança pública,na prevenção de desequilíbrios ambientais/ecológicos dentre outros,visando que todos os processos ocorram com uma formatação de eficaz capacidade de entrega de insumos,produtos,materiais,medicamentos,merendas,tecnologias,maquinários,recursos humanos(Alocação de pessoas no local certo,hora certa e com qualidade/competência técnica)tendo por base dar o sufciente apoio a qualquer necessidades de Administração, Marketing e de Produção visando acima de tudo o fornecimento de um serviço superior por um custo inferior comparativo dentro do competitivo mercado contemporâneo.É claro que a Competência logística depende de um bom Posicionamento Estratégico(da Empresa,Instituição ou Governo)que garanta criação de valor para o cliente.
Infelizmente muitas Empresas,Instituições ou Governos Públicos são inábeis na formulação estratégica de Posicionamento,muitas nem sabem o que é Posicionamento e sua importância para alavancar vantagens produtivas e competitivas no mercado,visando sempre atender com qualidade o cliente.Sabe-se que quando não se tem um posicionamento,fica evidente que não se tem um Conceito desenvolvido e, muito menos ,um levantamento de Indicadores(Mapeamento de agravos,de pontos críticos,de pontos de eficácia etc) e isto virá a por em risco os resultados que a priori deveriam ocorrer para o efetivo atendimento às demandas do cliente.
É possível afirmar que a Gestão Logística eficaz poderá trazer consequências positivas tais como:
- Manter um estoque,com qualidade ,geograficamente próximo aos cliente.
- Manter de modo uniforme,com qualidade de armazenagem,materiais(Matérias primas ou materiais semiprontos).
- Manter um contingente de Recursos Humanos(Médicos,Educadores,Enfermeiros,Psicólogos,Técnicos,Militares,Policiais{Civis e militares},Guardas municipais,Agentes de Saúde,Promotores etc),geograficamente próximo aos clientes.
- Facilitar recebimento de requisições e pedidos de insumos,materiais,Recursos Humanos etc.
- Mater a disponibilidade de meios de transportes de qualidade em permanente prontidão e que possibilitem assegurar, não obstante, também a qualidade dos elementos(Insumos,Materiais,Recursos humanos etc)que serão transportados.
- Manter um programa eficaz de Logística reversa ou verde para um recolhimento de peças danificadas,sucatas dentre outros, de modo a dar fácil acesso aos clientes para que estes usufruam de locais de recolhimento que viabilizem agilidade de processos como estes.
- Manter Programas que favoreçam o recebimento de pedidos/requisições com base em um processo informacional de comunicações que se dêem em tempo real entre:
-A Empresa e o cliente.
-O Hospital e o usuário.
-A Escola e o usuário.
- As diversas instâncias públicas e os clientes(Cidadãos) usuários das mesmas.
-Os Departamentos entre si dentro de uma Organização social(ONG's,ONCIP's,Sindicatos,Associações livres etc),Organização Pública ou Particular.
A Logística terá abordagens diferenciadas, desde processos denominados de logística de materiais e suprimentos(Demarcando estoque e armazenagem) Passando pela logística de distribuição(Canais de distribuição e manutenção direta ou indireta dos mesmos),Intralogística(Análise interna ou desenho de espaço interno para melhor aproveitamento do mesmo,envolvendo o preparo das pessoas envolvidas,sobretudo a saúde do trabalhador,seu treinamento e sua seleção/Rh),trade marketing(Interface entre marketing e logística) e a logística reversa ou verde(Representa um processo de preocupação ambiental em nível preventivo,de retorno de materiais danificados e sucatas).
A estratégia e a tática no procedimento informacional hoje em dia faz a grande diferença no que tange à agilidade e custo nos processos de reposição de produtos,materiais e suprimentos.Entede-se que a utilização adequada de informações precisas e em tempo hábil são fatores cruciais para a eficácia de projetos e programas logísticos.A eficácia informacional logística pressupõe três dimensões básicas que são:
- Requisições e Pedidos-Refere-se à diminuição de custos com base na diminuição de elaboração repetida de pedidos de mercadorias,materiais e insumos ou requisição de recursos humanos , maquinários e tecnologias,havendo considerável desburocratização e melhor programação de entrega ou devolução(No caso de logística reversa ou verde).
- Redução de Estoque-Refere-se ao ganho com a programação de controle do nível de estoque, muitas vezes ,obtidas pelas próprias barras impressas nas mercadorias ou pela informação direta operacionalizada pelos agentes(Trabalhadores/colaboradores) que à medida que trocam algum material(No caso de hospitais,hotéis,laboratórios,farmácias etc) rapidamente o sistema informacional é acionado permitindo uma visualização sistemática do nível de estoque.
- Flexibilidade decisória-Refere-se a maior flexibilidade na tomada de decisão com base em análises que podem ser feitas de modo mais realístico, favorecendo sobretudo, estimativas e controles estatísticos que venham corroborar as ações de planejamento Empresarial,institucional ou, em Gestão pública.
O CLM(Council of Logistics Management) virá a incorporar em 1988 na definição de logística termos como:
-Estoque em Processo;
-Produtos Acabados;
-Informação.
A Gestão Logística irá ter por base, na época atual ,os Sistemas de Informações Logísticas que dinamizarão as atividades interligando os procedimentos de modo a gerar um processo denominado de Logística Integrada que promoverá 4(Quatro) níveis de Funcionalidade Estrutural.São eles:
- Sistemas Transacionais:Representa o nível mais básico dos Sistemas de Informações Logísticas onde se dá início ao regístro das atividades logísticas compreendendo a entrada de pedidos,designação de estoques,separação de pedidos,expedição,formação de preços,emissão de faturas ou notificações especificadas(No caso da Gestão Pública) e pesquisa de Clientes ou Usuários de serviços e respectiva análise do perfil dos mesmos, assim como, dos segmentos em que estes estão inclusos.A transação de entrada de pedido inicia-se quando o cliente entra no sistema de informações e esta entrada provoca o início de uma outra transação quando o estoque é alocado ao pedido,promovendo deste modo uma terceira transação quando os responsáveis pelo manuseio de materiais,produtos e suprimentos separam o pedido ou requisição.O ciclo continua à medida que provoca uma quarta transação que gera processos como a movimentação,o carregamento e a entrega do pedido ocasionando enfim, uma última transação onde se imprime ou se transmite a fatura de compensação ou pagamento.Compreende-se então que o ciclo de pedidos ou requisições envolve uma série interligada de transações complementares caracterizado por regras formais,alto volume de informações,foco operacional nos procedimentos do cotidiano, assim como comunicações interfuncionais demandando deste modo uma intensa ênfase no planejamento ,trazendo visibilidade,transparência e otimização eficaz durante todo o processo estrutural e funcional gerando alto nível de qualidade e competência transacional.
- Controle Gerencial:Refere-se a todo acompanhamento que se pode fazer com base na avaliação de desempenho e na elaboração de relatórios viabilizando um eficaz enfoque crítico,tático e de médio prazo possibilitando uma análise adequada do desempenho passado favorecendo a identificação de alternativas.Neste segundo nível há a facilitação de se instaurar um mapeamento marcado por variáveis como:
-Indicadores Financeiros;
-Indicadores de Serviço ao Cliente;
-Indicadores de produtividade;
-Indicadores de Qualidade;
-Etc.
O Mapeamento dará a visualização de Desempenho Logístico como custo de transporte e armazenagem por quilograma(Medida de custo),rotação de estoque(sinalizador de utilização de ativos e passivos),Mensurabilidade de pedidos e requisições entregues em sua totalidade(Indicador de Serviço ao Cliente),Mensurabilidade de caixa por hora-homem(Indicador de Produtividade) e percepção da satisfação do cliente atendido em sua demanda e necessidade(Indicador de Qualidade).Este Mapeamento é imprescindível e deve ser realizado de modo técnico eficaz dentro de limites que contemplem não só um procedimento frio de pesquisa mas,sobretudo um planejamento ativo,sistematizado e vivencial de contato experimental e em certo grau possível de relacionamento direto com os clientes(Internos e Externos).O mapeamento traz ferramentas úteis que agregam garantia de valor a todo o processo logístico uma vez que tende a levar o gestor à percepção ao máximo possível nítida de fatores como:
-Identificação de Excessões;
-Identificação de Problemas nos pedidos ou requisições;
-Identificação de Clientes Potenciais(Pessoas que desconhecem a importância do serviço logístico ,embora ,tenham condições financeiras para tal);
-Identificação de Estimativas(Possibilidade, com base nas previsões de necessidades e em recebimentos programados de modo constínuo, predizer futuras faltas de estoque)
-Identificação Qualitativa(Somente é possível com estratégias e táticas que levem à escuta da voz do cliente externo de modo eficaz o que irá favorecer a percepção sutil da avaliação de desempenho do serviço pelo próprio cliente)
- Análise de Decisão: Refere-se a ênfase da informação na tomada de decisão visando o auxílio no processo de identificação,avaliação e de comparação de alternativas logísticas táticas e estratégicas.estas envolvem sobretudo a formação de programações de roteiramento de veículos(O que ajuda na melhor percepção dos riscos e nas devidas soluções frente à situações problemáticas apresentadas durante o trajeto pelos canais de distribuições),de gerenciamento de estoque e armazenagem assim como na localização assertiva de instalações e ainda na análise da imprescindível relação custo/benefício de trade offs como também de arranjos operacionais em que o executivo deverá gerenciar com a devida assertividade e qualidade.Compreende-se que a análise propícia de decisões necessitam incluir manutenção e a consistente análise de bancos de dados,viabilizando a produção de relatórios.A análise de decisão terá por foco o nível tático produtivo de avaliação,concentrando deste modo nos procedimentos de avaliação futura de alternativas que apontaram as respectivas opções.Nota-se que os usuários deste nível terão por base construtiva um espectro de maior conhecimento especializado assim como, um programa adequado no intuito de tirar ao máximo, proveito eficaz do sistema como um todo.A análise de decisão de modo algum deve prescindir de ter por foco a eficácia evidenciando assertivamente uma prática comparativa de aspectos lucrativos confrontando-os com os não lucrativos.Enfim, fica claro que enquanto o nível de utilização das análises de decisão é menor no aspecto de pessoas envolvidas nas tomadas de decisão e em seus procedimentos(Mesmo em se tratando de um processo participativo) o nível de utilização de análise de transações é bem mais amplo, devido a complexidade de sua extensão e, até certo sentido,devido à 'burocratização' de etapas de procedimentos.
- Planejamento Estratégico:Refere-se a um processo de longa duração,em um nível mais abstrato que requer tomadas de decisão pautadas na análise do mercado e na avaliação dos dados coletados dos níveis anteriores visando subsidiar a análise fina de alto nível de relevância das probabilidades e dos retornos de investimentos em diferentes estratégias alternativas.É fundamental que Empresas,Instituições e Entidades Públicas desenvolvam e estimulem Projetos sejam eles pela Metodologia da Estrutura lógica ou pelo PMI/PMBOCK.
Na Gestão Logística As informações devem estar disponíveis em tempo Hábil e, acima de tudo, consistentemente, uma vez, que o status dos pedidos ou requisições e, do nível de estoque/armazenagem são imprescindíveis para obtenção de qualidade e baixo custo.Sabe-se que na área de transplante um processo informacional inadequado e ineficaz pode levar à perda de uma vida.
A Gestão em Logística é uma realidade que todas as Empresas,Instituições,Organizações Sociais e Governo Público deve lançar mão e O Coaching Empresarial e em Gestão de Projetos Integrados Têm todo preparo para viabilizar o melhor no que tange à maior produtividade,Qualidade estratégica,Excelência Tática,Qualidade de vida e saúde do trabalhador , Implementação de um Serviço Logístico de Qualidade, menor custo nos processos e Promoção de Supervisões eficazes na área de Gestão De Projetos.Entre em contato com o NEPINGE e Promova Excelência seja em sua Empresa,Instituição,Organização Social ,Organização Pública ou Governo(Município,Estado,Federal).
Por:Profº Roberto de Santa Rosa.UNESA.
Contato:(21)81947566.


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